raça do dia: Fila Brasileiro
Caracteristica
Origem: Brasil
Esperança de Vida: 12 anos
Classificação: caça grossa
Altura: 61 a 76 cm
Peso: 41 a 50 kg
Outras: Veloz e possui um excelente faro.
Estes cães são muito utilizados como cães de guarda e de boiadeiro, e pertencem à categoria de molossóides. Esta categoria refere-se a cães de forte físico, sendo estes pesados, ossudos, com cabeças maciças e focinhos, em geral, curtos; lábios espessos e longos, stop considerável, corpo maciço, tórax amplo e arqueado, frequentemente gigantesco. Estes cães são verdadeiros heróis da História do Brasil, pois ajudaram os colonizadores na conquista do território brasileiro. Quando encontra a sua presa não a ataca, encurrala-a, até que chegue o caçador. Esta capacidade invulgar fê-lo ganhar muita popularidade na época da escravatura, conseguindo trazer de volta os escravos fugitivos, sem lhes infligir um único arranhão. É um cão de temperamento forte e marcante e precisa de um dono que seja igualmente firme e, principalmente, responsável e consciente. Inicialmente, o próprio padrão da raça valorizava uma agressividade "extrema", o que fez com que a imagem do Fila ficasse bastante associada à de um cão "perigoso", o que teve como consequência uma redução na procura pela raça. Até mesmo nas exposições, os juízes não gostavam de julgar o Fila até porque sequer podiam aproximar-se do cão devido ao "perigo" que corriam. A partir de meados da década de 70, no entanto, a CBKC (entidade brasileira de cinofilia) começou a introduzir mudanças no padrão do Fila, procurando "abrandar" sua agressividade exagerada. Muitos criadores então passaram a seleccionar entre os seus exemplares aqueles que apresentavam um carácter menos "violento" e também a promover uma maior socialização dos cães. Actualmente, o padrão do Fila apresenta a seguinte definição para o comportamento desejável: ‘procura insistente da companhia dos donos’, ‘extrema tolerância com as crianças’, ‘o comportamento sereno, revelando segurança e confiança própria’.
Apesar do tamanho, é um cão meigo, carinhoso e fiel, que aprecia, e muito, a companhia das pessoas da casa. Ao mesmo tempo, a raça é caracterizada por sua grande coragem e destemor. Nas provas de temperamento, quando exigida pelo regulamento dos clubes em exposições especializadas, sua reacção deve ser sempre pronta, espontânea e firme.
O Fila é um cão que não necessita de treinamento para ataque e guarda, mas é conveniente que receba adestramento de obediência, que deve começar a partir dos 4 meses, e jamais usando de métodos violentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário